Pucón – Charme e aventura no Sul do Chile

Muitos turistas que visitam o Chile nem imaginam que Pucón é um lugar imperdível na hora de definir o roteiro, mas essa cidadezinha que fica localizada bem no pé do Vulcão Villarica é um dos cantos mais charmosos do país e fica localizada a a pouco mais de 8 horas de carro da capital Santiago.

Pucón 5 Entendendo Pucón

Púcon oferece opções para todo tipo de viajante – de casais em lua de mel aos mochileiros fãs de aventura. O Vulcão é com certeza a estrela principal da cidade, você pode encarar um trekking de mais ou menos 4 horas até o cume (veja mais aqui) ou apenas gastar algumas horas tomando um pisco sour em um barzinho só olhando pra ele.

Por ser um dos principais destinos de veraneio dos chilenos em função das praias de lago que existem na região, por lá existem diversas opções de gastronomia e vida noturna, que não perdem em nada para a capital Santiago. No inverno a região também é bastante procurada para prática de snowboarding e esportes na neve. Nesta época a cidade fica ainda mais charmosa e aconchegante, as pousadas e restaurantes são aquecidas com lareira e o clima se torna perfeito para um jantar acompanhado de um bom vinho.

Pucón 4

Em resumo, Pucón é uma parada obrigatória no Chile, independente do seu objetivo de viagem, época do ano, idade ou disposição para gastar dinheiro!

O que fazer em Púcon

A cidade é pequena e muito simples de se localizar, sem maiores problemas para percorrer tudo a pé.

A Avenida Libertador Bernardo O’Higgins é a principal da cidade e a corta de um extremo ao outro (veja no mapa). Nessa avenida estão as principais agências de turismo e tem também um supermercado grande. Em uma das extremidades dessa avenida está o “La Poza” ponto turístico do destino. As ruas perpendiculares a O’Higgins cortam a cidade levando ao Lago Villarica, é nestas ruas que estão a maioria dos hotéis, bares, restaurantes e lojas.

Mapa

Nossa passagem em Púcon foi em dezembro de 2013 e ficamos 5 dias, tempo suficiente para aproveitar a cidade. No nosso caso era o fim da viagem e do nosso orçamento também, então aproveitamos muita “praia” e escolhemos alguns passeios para mais baratos para fazer. Mesmo assim conseguimos aproveitar muito!

Na cidade tem alguns atrativos que dá pra ir por conta própria, mas para a maioria dos passeios é preciso contratar uma agência, pela distância da cidade e também pela segurança, uma vez que a maioria dos programas é de aventura. A nossa sugestão é dar uma volta na O’Higgins para conhecer as agências e escolher uma.Pucón 7

Outra dica interessante é se atentar a previsão do tempo, pois muitos passeios dependem das condições do clima para acontecer (verifique nas agências antes de comprar um passeio).

Atrativos

Vulcão Villarica: A subida do Vulcão é sem dúvida a atração principal da cidade, portanto merece um post exclusivo: Pucón – Subida do Vulcão Villarica

Villarica 08

Playa Grande: Não espere um praia de areias finas e brancas como as do Nordeste Brasileiro. A Playa Grande é uma praia na margem do Lago Villarica, com pedrinhas escuras que parecem de demolição. Mas isso não impacta na beleza do lugar e dá pra pegar uma boa praia por lá! Nos dias de calor a praia enche de chilenos e turistas e dá pra alugar caiaque pra dar uma volta no Lago Villarica, além de guarda-sol e cadeirinhas. A Playa fica localizada a umas 5 quadras da rua principal (O’Higgins), bem tranquilo para ir a pé.

*Importante: não pode beber álcool em locais públicos no Chile, então deixe o isopor com cervejinha para o verão no Brasil. Outra dica – lembre-se de levar um chinelo, pois as pedras doem os pés.

Pucón

La Poza: É como é chamado uma parte do Lago Villarica onde funciona um píer. Além da paisagem bonita, não tem muito mais o que se fazer ali. Para os casais que visitam Púcon, recomendo incluir um final de tarde assistindo o pôr do sol nesse cenário, realmente de tirar o fôlego!

Pucón 6

Rafting Rio Trancura:  Quem gosta de aventura não pode deixar de conhecer as águas agitadas e geladas do Rio Trancura. O passeio do Rafting pode ser comprado na maioria das agências. Por muita sorte nossa estávamos em Pucón no dia que todas as agências fizeram um “Rafting Solidário” onde toda a verba foi destinada para caridade e o passeio saiu por menos da metade do preço normal. O Rafting é em sua grande parte nível 3, o que já é bastante adrenalina para os mais inexperientes. Existem diversos trechos de corredeiras bem fortes e pedras no caminho e no o final do percurso ainda rola um banho de rio e tanto em meio as corredeiras! Para fazer o passeio se gasta pelo menos meio dia.

Termas:  Este passeio é muito comentado entre as pessoas que estão visitando Pucón. Piscinas termais com infraestrutura para receber os turistas que querem relaxar. Nós não somos muito fãs de piscinas termais, até porque normalmente são meio cheias de gente, então pulamos este passeio. Mas para quem gosta acreditamos que vale a pena, perlas fotos que vimos e comentários de quem foi.

Ojos Del Caburgua:  É um parque onde se encontram diversas cachoeiras de água extremamente azul e transparente. Para aqueles que apreciam a natureza e querem relaxar ao som das quedas d’água recomendamos muito este passeio. Apesar de termos visto algumas pessoas entrando na água, há diversas placas no local indicando que é proibido nadar. O local fica a aproximadamente 17 Km do centro de Pucón, para chegar lá você pode alugar uma bike e aproveitar a estradinha, que por sinal é muito bonita. Você também pode pegar um ônibus no terminal rodoviário de Pucón e avisar o motorista que irá ficar nos Ojos Del Caburgua.

Pucón

Praia Lago Caburgua e Playa Branca: Ambas as praia são formadas nas margens do Lago Caburgua e de uma beleza incontestável, porém com uma água gelada que nem todos arriscam o mergulho.  Chegamos no centro de Caburgua e caminhamos pela beira do lago até a Playa Branca, depois de curtirmos uma praia voltamos pela rua (que é mais longe) +/- 40 min andando. Caburgua fica localizada a aproximadamente 24 km de Pucón, na mesma estrada que passa pelos Ojos Del Caburgua, portanto pode conhecer ambos os destinos no mesmo dia e pegando a mesma linha de ônibus.

Pucón 2 Pucón 3Como chegar em Púcon

De ônibus desde Santiago: Em 2013 haviam duas linhas que operavam, ambas com o mesmo preço e serviço bastante parecido. Na nossa viagem nós escolhemos a Pullman e achamos os ônibus de qualidade superior aos do Brasil. São três categorias, mas a mais barata já é super boa! A viagem de Santiago até Púcon demora uma noite (aproximadamente 8h30). O terminal rodoviário fica no centro da cidade e é possível caminhar até o hotel.

Onde ficar

Quando fomos nós conhecemos três lugares pra se hospedar diferentes, mas todos bem legais.

  • Pra quem quer ter clima de hostel com uma vista espetacular: Chili Kiwi Hostel – http://chilikiwihostel.wix.com/chilikiwi
  • Pra quem quer conhecer gente e festar: Hostel El Refugio – http://www.hostalelrefugio.cl/
  • Pra quem quer conforto e bom custo x beneficio: Hostal Victor – www.hostalvictor.cl/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s