Barra Grande e a Península do Maraú

Ah, a Península do Maraú! O mar de cor verde água, os aquários naturais, os enormes coqueiros, o pôr do sol espelhado no oceano…são muitos os motivos que nos fizeram curtir muito esse pedaço do litoral baiano.

_MG_4263

Barra Grande é a principal vila da península e onde a maioria dos turistas ficam. Lá estão a maior parte das opções de hospedagem e alimentação. Outra opção é ficar em Taipu de Fora  que é menor que a primeira, mas também oferece algumas opções.

Nós preferimos ficar em Barra Grande pois lemos diversos relatos dizendo que era a melhor opção e que para conhecer Taipu de Fora dava para fazer um passeio de um dia. Tomamos a decisão correta – Barra Grande mantém o clima de vila de pescadores, mas apesar da aparente tranquilidade, é também um destino badalado de festas, principalmente no período do ano novo.

O que fazer

• Piscinas naturais em Taipu de Fora

Marau - Taipu de Fora

As piscinas aparecem na maré baixa, quando os corais aparecem e formam um aquário natural no qual você consegue ver vários tipos de peixe e muita vida marinha. No dia em que nós fomos vimos até um baiacu!

Para chegar lá saindo de Barra Grande você tem duas opções: fazer uma caminhada de 2h pela praia ou pegar uma jardineira que custa R$ 12,00 por pessoa o trajeto, elas fazem ida e volta de Barra Grande – Taipu. Em Barra Grande elas saem do centrinho da vila e em Taipu de trás do Bar das Meninas.

Marau - Taipu de fora caminho

Nós fomos a pé e achamos que o caminho vale a pena por ser muito bonito e por ter outras piscinas naturais menores que se formam no caminho. Tem uma belíssima 20min antes de chegar em Taipu de Fora.

Importante: verifique com os moradores qual o horário da maré baixa, pois as piscinas só aparecem com ela. Leve snorkel e máscara, mas se não tiver eles alugam lá por R$ 15,00.

Existe também a opção de mergulho noturno nas piscinas, mas recomendamos fazer esse passeio com uma agência local.

*Tirando esse passeio, todos os próximos ficam próximos a Barra Grande.

• Pôr do sol no Rio Carapitangui e Bar da Rô

Marau - Por do sol

Na nossa opinião é o pôr do sol mais lindo da Península do Maraú (e um dos mais lindos da viagem inteira)! O rio se encontra com o mar, as águas formam um espelho e o sol se põe bem em cima deles. De tirar o fôlego!

O rio também é uma ótima pedida para pegar uma praia durante o dia. Tem dois restaurantes lá, um deles se chama “Bar da Rô” e é bem conhecido na região. Nós fomos conhecer e aprovamos, o ambiente é agradável e serve cerveja (R$10,00), porções e pratos (preços variam).

Marau - Bar da Ro

Quem pretende passar o dia por ali precisa preparar o bolso – tirando a cerveja os outros itens são mais caros que na vila, mas achamos que compensa pois o ambiente e o serviço são de primeira. Como nós chegamos lá recém almoçados, acabamos não comendo nada :(Para quem gosta de stand up paddle, disseram que normalmente tem prancha pra alugar lá, mas quando fomos não tinha.

Pra chegar lá saindo de Barra Grande tem que caminhar uns 20-25 min pela praia. A caminhada é leve e tranquila de fazer.

• Ponta do Mutá

Marau - Ponta do Mutá

É um bom ponto para pegar uma praia, almoçar perto do mar e curtir um fim de tarde. Este é o ponto mais badalado do Maraú, pois a conhecida balada Café De La Musique fica por ali. A Ponta do Mutá fica uns 15min pela praia saindo de Barra Grande.

• Ver tartarugas a noite do trapiche

Mais ou menos no meio da passarela, tem que sentar ali e ficar esperando, elas saem para respirar e dá pra vê-las bem certinho, é lindo.

Na realidade todos os lugares da Península do Maraú são tão lindos que qualquer lugar que você pegar praia vai ser bom! É tiro certo 🙂

_MG_4332

O céu mais cor de rosa da viagem

Onde comer e beber

Point dos Sabores – Café da manhã nordestino: fica perto do Camping na Bolom, na rua do centrinho da vila. Excelente qualidade e preço justo. Bolo de Aipim (R$ 4,00 pedaço), Cuscuz de Tapioca (R$ 4,00 pedaço), Tapioca com ovo e queijo (R$ 7,00), Pão com ovo e queijo (R$ 4,5), sucos diversos e outros quitutes!

A noite tem duas pracinhas uma do lado da outra, com barzinhos e restaurantes. Numa delas tem música ao vivo e mais turistas, tem varias opções, desde pastel a restaurante italiano. Na outra pracinha fica mais o pessoal local e também tem várias opções de restaurantes.

_MG_4277

A pracinha “bombando”

_MG_4285

Aproveitando bons drinks com os amigos

Quando voltamos para Camamu ao lado do cais tem uma tenda que chama “Sabor Família” e serve um bolo de milho cremoso que é famoso na cidade inteira, nós comemos e recomendamos!

Onde Ficar

Camping Casa na Bolom: Tem wifi, banheiros limpos, cozinha e água potável de graça! Tem também pé de caju e coqueiros mas o melhor desse camping são os donos, que são super agradáveis e te ajudam com tudo o que você precisar – o Leo é chileno e a Vivi é sueca, eles moram no Brasil há 6 anos. R$ 20,00/pessoa na baixa temporada.

Outras opções de camping: Recanto dos Guerreiros (estava fechado quando fomos mas parece ser bem cuidado) e Ingazeiras (fica perto da ponta do mutá, achamos meio longe da vila para irmos jantar a noite e nos disseram que a infraestrutura não é tão boa).

Tinha tanta opção de camping bom que nem chegamos a ver pousadas dessa vez.

Como chegar

Opções para chegar em Barra Grande saindo de Camamu:

• Lancha rápida (+- R$ 20,00 negociáveis). Sai praticamente de hora em hora e para comprar a passagem é só chegar no cais. A duração é 40min;
  • Barco lento (R$ 8,00).Sai uma vez ao dia, às 06h de BarraGrande / às 12h de Camamu. A duração é de 1h40.

_MG_4341

Existe a opção de ir de carro, mas é uma estrada de chão com muita areia, apesar de não termos feito esse trajeto, vimos muitos carros baixos na vila. Nós optamos por ir de barco pelo passeio (as paisagens são lindas) e também pois não conhecíamos nada da estrada.

Outras informações

• Celular só pega no trapiche.
  • Não tem caixa eletrônico nem banco. Em Camamu tem Banco do Brasil e Bradesco.
  • A maioria dos lugares aceita cartão e a rede não costuma cair (ao menos enquanto estavamos lá).